quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Goleiro e a sua nova função

1997, dia 15 de fevereiro. 

"Expectiva, atenção em um momento raro no futebol. Goleirão Rogério do São Paulo, autorizado, atenção, bateu....Gooooollllll", já dizia um narrador em um dos muitos vídeos encontrados no YouTube sobre o primeiro gol de Rogério Ceni marcado de falta contra o União São João.

O tempo passou e hoje Rogério Ceni é técnico do time que jogou por mais de 1200 partidas e somou 131 gols na carreira, o São Paulo.



Mas este gol não é apenas um marco para o goleiro, mas também para a posição de guarda-metas.

Há pelo menos três décadas, os goleiros eram reféns dentro de campo, apenas tentando evitar gols e cobrar tiros de meta. 

Bater falta com goleiro antes era só coisa para vídeo game, PlayStation, Xbox, Fifa ou Pes. Essa história mudou.

Atualmente nomes como Felipe Alves/Audax, Keilor Navas/Real Madrid, Sidão/São Paulo, Neuer/Bayer Munique, entre tantos outros, dão um tom diferente à posição.

Com os esquemas táticos mais evoluídos e com a participação ativa dos onze jogadores, os goleiros, algumas vezes, são os responsáveis por dar o pontapé inicial para uma armação de jogada de ataque. 

Não é sua principal função,  mas do mesmo modo que um lateral pode jogar como meio-campo, um goleiro pode ser um homem a mais quando a bola está na posse do time para abrir espaços e fazer uma nova função no decorrer do jogo.

Em Americana, interior de São Paulo, na primeira Escola de Goleiros do Brasil, a Camisa 1,que está em funcionamento há mais de dez anos e possui mais de 100 alunos/mês, em um bate-papo com o idealizador do Projeto, Vander Batistela, ele lembrou que esse gol do Rogério mudou o olhar para a posição.

"O Rogério despertou nos goleiros que era possível fazer algo diferente e não só defender", disse.

Ele ainda lembrou que naturalmente a garotada da escola busca a barreira móvel para bater faltas. "Algo que antigamente era impensável, hoje os meninos fazem isso todos os dias após ao treino, pois sabem que jogar com os pés é um importante diferencial para eles quanto goleiros profissionais", lembrou.

Se antes jogar no gol era o caminho para quem não sabia jogar com os pés, pode mudar de opinião, hoje quanto mais habilidade para sair jogando com os pés o arqueiro tem, mais chances de se dar bem na posição ele terá.

 Um bom goleiro debaixo das traves que passe segurança ao time somado a um bom toque de bola, este é o novo dono da posição.

A única situação que não mudou é a mesma da música de Jorge Ben:

Eu vou lhe avisar
Goleiro não pode falhar
Não pode ficar com fome
Na hora de jogar
Senão, um frango aqui, um frango ali,
Um frango acolá


Valeu,
até o nosso próximo bate-papo.

LInk do primeiro gol: https://www.youtube.com/watch?v=ORAEXPDjtjw


Alex Ferreira

Siga-nos no Facebook/@batepapoec
Bate-Papo Esporte Clube.


Nenhum comentário:

Postar um comentário