quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Goleiro é alegria


Goleiro não pode falhar. Essa é uma premissa básica da posição. O poder mental e concentração devem estar em nível máximo, senão, uma falha pode acontecer.

Esse furacão de emoções que é atuar no gol, uniforme diferente dos jogadores de linha,  faz com que a paixão por quem nasceu para ser goleiro não desapareça.

Isso eu puder ver em Americana, cidade do interior de São Paulo, há uma hora e meia da capital paulista. Por lá, em média, 100 jovens entre meninos e meninas treinam de segunda, quarta e sexta em dois períodos as técnicas para ser um goleiro. Tudo na faixa, gratuito! Para ajudar na manutenção do projeto, apoio da prefeitura local e eventos como feijoada, porco no rolete, show de prêmios para sustentar a ideia.

O Bate-Papo Esporte Clube estreia no Youtube com esta história. Conhecer e passar um dia de treinamento na primeira Escola de Goleiros do Brasil. Mesmo acima do peso, a velocidade não é a mesma de um tempo atrás, mas foi um dia divertido!

O projeto foi idealizado pelo treinador de goleiros, Vander Batistella, que já passou por clubes como Guarani, Rio Branco de Americana entre outros e é referência na área.

Sonhos para alguns e apenas diversão para outros, assim é a Camisa 1.

Saber como encaixar um bola, como se proteger no momento da saída do gol, como cair, isso e muitas outras técnicas os goleiros aprendem na Escolinha.

Escolinha que hoje já possui quadra de areia, vestiários masculino e feminino, uma pequena sala de administração, uma cozinha para a garotada.

Sonhos se misturam com muito treino para alcançar o gramado do futebol profissional. Para quem antes jogava na posição por não ser bom o bastante como atacante ou meio-campo, agora a situação mudou e muito. Os garotos têm prazer em atuar no gol, é isso mesmo, no gol!

E como disse Batistella durante o programa, goleiro é alegria.

Essa história você acompanha em nosso canal do Youtube. E se gostar, assine nosso canal para saber mais histórias do esporte!


Valeu!
Até a próxima.

Alex Ferreira
Bate-Papo Esporte Clube

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Bate-Papo Esporte Clube no YouTube

A partir desta quinta-feira, dia 23 de fevereiro, o BPEC estará também no Youtube. Um canal que traz entrevistas e história do mundo que envolve o esporte.

E claro, pra você leitor, vamos contar aqui como foi a gravação de cada programa!
Nosso primeiro programa foi gravado em Americana, interior de São Paulo, na primeira Escola de Goleiros do Brasil. O projeto é gratuito! Bem interessante!

O jornalista Alex Ferreira foi convidado a passar um dia de treinamento com os goleiros da Camisa 1.
Curta nosso canal no Youtube e entre para o clube de quem curte bater papo sobre esportes!

Valeu!!!

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Muay Thai: Modalidade é destaque neste sábado em Americana


Muay Thai: Modalidade é destaque neste sábado em Americana

Prepare seu kit muay thai!

Chutes, socos, joelhadas, músculos definidos, movimentos rápidos e precisos. Quem se identifica com esta modalidade de luta marcial tem a oportunidade para saber mais, neste sábado em Americana, no Seminário de Muay Thai com o Mestre tailandês Kru Manop. O evento será realizado para alunos na Dojo Fight, às 14horas.

Em uma das visitas ao Brasil em 2015,  Manop afirmou que o esporte vem crescendo muito no país." O Muay Thai cresceu muito no Brasil e é um dos maiores praticantes do esporte no mundo", disse.

A prática da modalidade do Muay Thai traz diversos benefícios para o corpo e mente das pessoas, desde condicionamento físico, até a melhora da autoestima. O esporte é praticado tanto pelo público masculino quanto feminino.

De acordo com a assessoria do evento, o tailandês Kru Manop é referência na modalidade e é o atual treinador do lutador Saenchai, considerado pound for pound, "o melhor de todas as categorias" da atualidade.



Quem desejar mais informações sobre o evento fique ligado no endereço:

Serviço:
Kru Manop na Dojo Fight
18 de fevereiro de 2017
A partir das 14h00
Dojo Fight – Rua das Palmeiras, 325, Jd. São Paulo, Americana-SP
Informações: (19) 3601-6950

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Goleiro e a sua nova função

1997, dia 15 de fevereiro. 

"Expectiva, atenção em um momento raro no futebol. Goleirão Rogério do São Paulo, autorizado, atenção, bateu....Gooooollllll", já dizia um narrador em um dos muitos vídeos encontrados no YouTube sobre o primeiro gol de Rogério Ceni marcado de falta contra o União São João.

O tempo passou e hoje Rogério Ceni é técnico do time que jogou por mais de 1200 partidas e somou 131 gols na carreira, o São Paulo.



Mas este gol não é apenas um marco para o goleiro, mas também para a posição de guarda-metas.

Há pelo menos três décadas, os goleiros eram reféns dentro de campo, apenas tentando evitar gols e cobrar tiros de meta. 

Bater falta com goleiro antes era só coisa para vídeo game, PlayStation, Xbox, Fifa ou Pes. Essa história mudou.

Atualmente nomes como Felipe Alves/Audax, Keilor Navas/Real Madrid, Sidão/São Paulo, Neuer/Bayer Munique, entre tantos outros, dão um tom diferente à posição.

Com os esquemas táticos mais evoluídos e com a participação ativa dos onze jogadores, os goleiros, algumas vezes, são os responsáveis por dar o pontapé inicial para uma armação de jogada de ataque. 

Não é sua principal função,  mas do mesmo modo que um lateral pode jogar como meio-campo, um goleiro pode ser um homem a mais quando a bola está na posse do time para abrir espaços e fazer uma nova função no decorrer do jogo.

Em Americana, interior de São Paulo, na primeira Escola de Goleiros do Brasil, a Camisa 1,que está em funcionamento há mais de dez anos e possui mais de 100 alunos/mês, em um bate-papo com o idealizador do Projeto, Vander Batistela, ele lembrou que esse gol do Rogério mudou o olhar para a posição.

"O Rogério despertou nos goleiros que era possível fazer algo diferente e não só defender", disse.

Ele ainda lembrou que naturalmente a garotada da escola busca a barreira móvel para bater faltas. "Algo que antigamente era impensável, hoje os meninos fazem isso todos os dias após ao treino, pois sabem que jogar com os pés é um importante diferencial para eles quanto goleiros profissionais", lembrou.

Se antes jogar no gol era o caminho para quem não sabia jogar com os pés, pode mudar de opinião, hoje quanto mais habilidade para sair jogando com os pés o arqueiro tem, mais chances de se dar bem na posição ele terá.

 Um bom goleiro debaixo das traves que passe segurança ao time somado a um bom toque de bola, este é o novo dono da posição.

A única situação que não mudou é a mesma da música de Jorge Ben:

Eu vou lhe avisar
Goleiro não pode falhar
Não pode ficar com fome
Na hora de jogar
Senão, um frango aqui, um frango ali,
Um frango acolá


Valeu,
até o nosso próximo bate-papo.

LInk do primeiro gol: https://www.youtube.com/watch?v=ORAEXPDjtjw


Alex Ferreira

Siga-nos no Facebook/@batepapoec
Bate-Papo Esporte Clube.


sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Pratto Tricolor!

Rogério Ceni gostaria de ter um atacante com faro de gol no elenco Tricolor. A torcida tinha absoluta certeza.

E enfim, o elenco do São Paulo agora tem o argentino Lucas Pratto, 28 anos, por 4 anos de contrato.

 As negociações com o Atlético Mineiro giram em torno de 6,2 milhões de Euros, o que representa mais de 20 milhões de reais para os cofres do Galo. Em Minas, ele foi um dos principais artilheiros estrangeiros da história do time. A identificação por lá é grande.

Já pelos lados do Morumbi, desde a ida de Calleri para o futebol europeu, o setor de ataque vem sofrendo inúmeras criticas.

Até aqui foram 4 jogos. 2 pela Flórida Cup na Pré-temporada, 1 pelo Campeonato Paulista e 1 pela Copa do Brasil.

Na Flórida Cup, nenhum gol marcado.

No Paulista, Chaves fez dois, mas que não surtiram efeito na derrota por 4 a 2 frente ao Audax.

Ontem pela Copa do Brasil, 1 a 0 com Gilberto. Este começou a receber algumas chances neste início de ano, mas deve ser banco na maior parte da temporada.

No total,  o São Paulo fez 3 gols, todos eles por atacantes, mas mesmo assim a confiança é baixa.

Com a chegada de Pratto e preste a confirmar Jucilei, que já fez exames médicos na capital, o Tricolor no campo de ataque começa a oferecer melhores opções para seu técnico.

Agora o São Paulo conta com os gols de Lucas Pratto e os números do argentino pelo Galo foram bons. 104 jogos, 41 gols e 14 assistências.

Em 2016, foram 47 jogos e 19 gols. Neste ano em 3 jogos, Pratto ainda não balançou o barbante.

Apesar do pedido de um camisa 9, no time quem veste a camisa é Chavez, qual será o número do novo atacante tricolor?



Confira abaixo os clubes que Lucas Pratto defendeu
  • 2007 – Boca Juniors (Argentina)
  • 2007/2008 – Tigre (Argentina)
  • 2008/2009 – Lyn (Noruega)
  • 2009 – Boca Juniors (Argentina)
  • 2010 – Union Santa Fé (Argentina)
  • 2010/11 – Universidad Católica (Chile)
  • 2011/12 – Genoa (Itália)
  • 2012/2014 – Vélez Sarsfield (Argentina)
  • 2015/2017 – Atlético-MG
  • 2017 – São Paulo
*fonte: footstats e futdados*






quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

O Palmeiras não para!


Não para, não para, não para, não! O Palmeiras não para!

As mesas de bate-papo da imprensa e do torcedor palmeirense estão a mil por hora. Afinal, Miguel Borja, 24 anos, ou simplesmente borja, está arrumando as malas com destino ao Verdão. Na última terça-feira, dia 7 de fevereiro, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, o atacante afirmou que a família já está de malas prontas para o Brasil.

Um pedido antigo da torcida, o novo dono da camisa 9 alviverde chega para deixar ainda mais forte o elenco do Palmeiras.

Felipe Melo, Guerra e agora Borja, com tantos bons jogadores, o Palmeiras está entre os três principais elencos sul-americanos, ou por que não o principal!

E com isso, a pressão por bom rendimento em partidas e títulos aumenta.

Não classifico como obrigação por conquistas, até porque futebol não é ciência exata: Bons times igual a títulos.

Com tanto investimento, é esperado, sim, um time que tome as iniciativas do jogo que mostre o seu poder de fogo e conquiste a confiança do torcedor.

Tarefa árdua, mas muito importante para a carreira do técnico Eduardo Baptista.

Isso tudo é ótimo para o futebol, bom time, estádio lotado, maior audiência nos veículos, marketing com ferramentas para divulgar patrocinadores.

Independente dos resultados, o Palmeiras neste ano é garantia de grandes histórias para imprensa e torcedor.

Aguardemos os próximos capítulos!
Foto:Instagram: @smiguelborja23
Bate-Papo Esporte Clube
Faça parte do nosso clube também no Facebook/ @batepapoec

Texto: Alex Ferreira