quarta-feira, 29 de março de 2017

Meu primeiro jogo da Seleção!

Noite de terça-feira, dia 28 de março de 2017. Eliminatórias da Copa da Rússia 2018. Arena Itaquera em São Paulo às 21h45.

Não. Eu não entrei em campo para jogar. Até gostaria, mas tem uma turma bem melhor!
Aliás, muito melhor!

Uma noite especial para quem conseguiu assistir a um jogo da Seleção Brasileira masculina de futebol in loco pela primeira vez. Foram 31 anos até este momento.

Posso dizer que a ansiedade começou desde a compra do ingresso. No dia do jogo, o despertador do celular nem precisou tocar pela manhã. No bate-papo com os amigos no almoço, café ou no bar sempre o assunto Seleção estava presente.

Não só pelo momento que vive nosso time, que não perde desde a chegada do Tite, mas por toda a mística que envolve uma partida de futebol com os melhores jogadores de futebol do país e a ida ao jogo.

Foram quase 200 km só para ir. Seis amigos rumo a São Paulo. Mesmo com a Copa do Mundo de 2014 em terras brasileiras, por motivos até hoje não explicados, não tinha visto o Brasil em campo. Se pudesse voltar no tempo, eu teria ido!

E por isso não perdi as Olimpíadas do Rio. Neste caso, consegui ver a Seleção Feminina de Futebol com Marta e companhia limitada no antigo Engenhão. Aliás, a Marta joga muito! É absurdo!

Na chegada, nas ruas que cercam a Arena muita polícia, vendedores ambulantes e torcedores, a maioria vestindo a armadura amarela e outros com camisa de seus clubes. Um clima sensacional e, claro, um grande otimismo no ar.

A caminhada até o portão de entrada J foi acompanhada de uma garoa fina. Nada que atrapalhasse o momento.

Ingresso na mão e sorriso no rosto.

Ao passar pela catraca com pouco mais de uma hora para o início do jogo, aquele rolê para conhecer o estádio para aqueles que estavam ali pela primeira vez e esse não foi meu caso!

Antes de subir para as cadeiras, garantimos nossa pipoca, a bebida e um copo comemorativo ao jogo.

Saindo do espaço de convivência é hora de sentir o calor da Arena. Ficamos no setor leste superior. na fila HH, a minha cadeira foi a de número 17. No total, um pouco mais de 44 mil torcedores foram ao estádio.

O interessante foi ver crianças, jovens, adultos e senhores todos ligados em mais um jogo da Seleção. E selfies, muitas selfies e vídeos. Facebook e Instagram bombando no pré jogo!

E após tanta espera, o grande momento chegou. As duas seleções entraram no gramado. Que momento. O hino nacional sempre chama atenção. Um pequeno sinal de patriotismo em um momento tão delicado que vivemos quando pensamos em tantas falcatruas que a cada dia são descobertas em diversos setores da sociedade. Mas esse momento era para ver a Seleção do meu país, a melhor entre todas as seleções.

A Seleção Brasileira é a mais respeitada entre as seleções do mundo. Esteve adormecida com uma gestão ruim por pelo menos uns longos três anos. Tudo após a fatídica Copa de 2014. Pelo visto, a história mudou,

Times armados com seus esquemas em campo. O apito do árbitro tornou o sonho em realidade. E a realidade virou sonho ao ver em campo estrelas do futebol mundial. Neymar, Phillipe Coutinho, Casemiro, Marcelo entre tantos outros jogadores e também ver o técnico que mudou o clima entre torcedor e Seleção, o senhor Adenor, o Tite.

No final, 3 a 0 para os meninos de amarelo. Os gols você provavelmente já viu pela TV ou internet. . Mas a emoção no momento em que a bola beija a rede é difícil de explicar.

E que gol de Neymar, o segundo da noite. O camisa 10 saiu do campo de defesa para balançar as redes paraguaias. Alegria geral nas arquibancadas. O senhor ao meu lado, com um rádio do celular ligado e os fones no ouvido, não se conteve e disse: "Ele hoje é o melhor do mundo!". Eu concordo com ele.

É diferente ver futebol em estádio. Se você não tem essa experiência não espere mais! Ir a estádio ou arena, como você preferir, não foi novidade para este que vos escreve, mas a relação com um jogo do seu país prestes a ir para a Copa, isso sim, foi sensacional!

Ver jogo em estádio é bom demais. É fato que a violência nos espanta deste espaço, nada é feito para a proteção das famílias neste ambiente, mas com um tanto de querer e mais um pouco de ação você consegue ver seu time de coração ou de repente uma boa partida deste esporte ou daquele que você realmente gosta.

90 minutos e uns quebrados depois, o sonho de fato tornou-se realidade e já posso dizer que já vi a Seleção Brasileira em campo.

E fomos pé quente. Afinal, a Seleção é a segunda a carimbar o passaporte para a Copa da Rússia em 2018. Afinal, a Rússia já está por lá por ser a dona da casa!(rs)

E assim, terminei uma terça-feira que acabou na quarta às 3h00 da madrugada no momento em que cheguei em casa.

Obrigado, Seleção! E que venham muito mais momentos como este! Seja trabalhando ou curtindo!

E que venha a Copa!





Nenhum comentário:

Postar um comentário